quinta-feira, 13 de outubro de 2011

(im)perfeição

Venho escrever-vos porque, muito sinceramente, preciso das vossas opiniões. Eu tenho várias amigas, somos um grupinho, sou daquelas pessoas que tem um grupo de (melhores) amigas e não tem apenas uma com quem confidenciar. É óbvio que há umas com quem falamos mais, contamos as coisas etc. Aqui o problema é que a amiga que eu sempre achei ser perfeita, e que nunca tive duvidas que ia ter quem quisesse, que ia impressionar por onde passasse, que nunca ia ter problemas de auto-estima é a pessoa que, neste momento, vejo que tem mais complexos e problemas de auto-estima. Desde que acabou uma relação de cerca de três anos tem regredindo. Ele fez-lhe mal. Ou então a ausência dele. Desde aí que nunca mais foi a mesma, desde aí que se isola, que não conta as coisas (por mais ridículas e insignificantes que fossem os nossos temas de conversa, nunca houve momentos de silêncio), que começa a ter atitudes estranhas, por aí assim. Nunca demos grande importância, todas e todos temos fases e não podemos condenar um mau dia... O pior é quando começam a ser dois, três, quatro e por aí fora.
Apercebemos-nos que a situação é mais grave do que pensávamos. Ela entrou para o curso de desporto e, garanto, é magríssima e está completamente em forma. A questão é que o curso em que está, talvez a tenha deixado mais obsessiva com as dietas, como pouquíssimo, quando come e passa horas e horas no ginásio - sim, pagou para ter um livre-trânsito e só sai de lá a noite (isto somado às horas de aulas dela que exigem esforço físico).
Enfim, ela está mal psicologicamente e eu sei disso. A questão é que tenho adiado a questão e sei que ela vai desmentir tudo quando lhe tocarmos no assunto.
Devemos falar com ela e esmiuçar ao máximo a situação ou devemos falar directamente com a mãe, que também já está minimamente dentro do assunto, tendo em conta que a situação é grave e pode vir a piorar e ter consequências péssimas? Eu penso que o ideal é a optar pelas duas opções. Vocês têm pessoas nesta situação que vos sejam próximas?

9 comentários:

  1. eu já tive anorexia. sei o que isso é :|

    ResponderEliminar
  2. sim eu sei, mas custa saber que a pessoa que preciso não está ao meu lado.

    ResponderEliminar
  3. Já estive bastante mal, o que trouxe muitas consequências, algumas delas permanentes.
    É sempre difícil opinar quando se está de fora, mas vou dar a minha opinião enquanto pessoa que também já pessoa por uma situação menos boa.
    Devem de falar primeiro com ela, sem dúvida.
    Se falarem com a mãe primeiro, ela poderá ver isso como uma traição, e vai negar etc etc.
    Por isso, falem primeiro com ela e tentem fazê-la ver as coisas como elas são, e ajudem-na a melhorar, mesmo que implique arranca-la do dito ginásio à força ou o que quer que seja.
    Saiam com ela, distraiam-na, façam o que for preciso e conseguirem.
    Se, isto não resultar, ai sim, falem com a mãe.
    E não a larguem um segundo.

    Força*

    ResponderEliminar
  4. (in)felicidade_ eu também já estive perto, mas penso que eu não me isolei nem nada disso. acho que foi uma simples necessidade de mudar fisicamente.

    joana_sim, acredito. espero que consigas ultrapassar isso *

    M_eu também, e ainda hoje tenho muitos complexos que, na minha opinião, vão durar sempre. Quanto à tua opinião, concordo totalmente e é isso que tínhamos planeado fazer. O mais grave nisto é que simplesmente não conseguimos estar com ela, muito menos o tempo suficiente, tendo em conta que estudamos todas longe umas das outras, só estamos juntas ao fim-de-semana. De qualquer forma, vou ter muito em conta o que disseste, especialmente a parte de a ajudar a melhorar, ela precisa. Muito obrigada, fofinha*

    ResponderEliminar
  5. querida eu já sofri de bulimia e anorexia, estive internada durante 6 meses num hospital, e se hoje recuperei (não por completo porque a mente é uma coisa muito poderosa) devo-o não só à minha mae que agiu logo mas tambem à minha melhor amiga que teve uma grande conversa comigo e depois alertou a minha mãe. Não deixes para amanhã, estas doenças são complicadas e quanto mais tarde se tratam pior é. Muita força. beijinhos****

    ResponderEliminar
  6. Tentem falar com ela e perceber o que se passa. O factor da distância é que torna a situação pior, porque não podem "controlá-la" tanto, mas se uma simples conversa não surgir efeito o melhor é tomarem medidas mais drásticas para bem da saúde dela :)

    ResponderEliminar
  7. Olha não tem nada a ver com o post mas era só para avisar que te dei um selo :) Depois passa pelo meu blog para o veres*

    ResponderEliminar
  8. Que situação complicada. Tenta falar com ela para ela ver que secalhar a situação está a sair dos limites dela...

    ResponderEliminar