sábado, 15 de setembro de 2012

Ervilha Talentilha | João Pedro





1-  Fala-me um pouco sobre ti. De onde és, que idade tens, que curso tiraste/estás a tirar, etc.
Chamo-me João Pedro, tenho 17 anos, vivo em Lisboa e estou a tirar o curso profissional de "Gestor e programador de Sistemas Informáticos". Sou apaixonado por fotografia desde pequenino. Sempre gostei de apreciar uma boa fotografia e de fotografar algo que desperta-se a minha atenção e curiosidade, algo que me transmitisse algo interessante.
Não tenho curso de fotografia, mas no entanto já fiz diversos workshops e costumo estudar regularmente tudo o que envolva esta arte, desde luz, enquadramento, etc.





2- Como é que esta paixão interfere no teu dia-a-dia? Andas sempre com a tua máquina atrás?
Esta paixão, acompanha-me diariamente. É algo que está sempre comigo, este mundo da fotografia é presente a todo o momento, pois as pessoas na rua abordam-me sobre as minhas fotografias e elogiam-nas, e isso deixa-me orgulhoso, fico orgulhoso pelo trabalho que tenho, algo que tento sempre melhorar de dia para dia.
Quando tenho o tempo livre sim, ando sempre com a máquina atrás para fotografar aquilo ou o outro, algo que desperte a minha atenção.




3- Pelo que sei, o teu gosto pela fotografia incide sobre várias temáticas. Quais são? Qual é a tua preferida?
O meu gosto pela fotografia incide sobre as seguintes temáticas: fotografar a natureza em termos de paisagens, contraluz e macros, fotografar os animais e as suas expressões, fotografar os retratos do quotidiano, fotografar escuteiros pois também o sou e é algo que me fascina. Gosto também de fotografar desporto, concertos e moda, algo que é trabalhoso e que requer muita prática mas com o dia-a-dia vou evoluindo. E também, por vezes, sou chamado a fazer foto-reportagens, e encaro isso sempre como um desafio.
Destas temáticas todas, adoro a moda. É algo que me chama à atenção, pois a beleza exterior também deve ser demonstrada ao mundo, de outra forma, com outros olhos.


4- Tendo em conta que expões os teus trabalhos na tua página do facebook, fala-nos sobre este projecto que é a tua página João Pedro | Fotografia.
A página "João Pedro | fotografia" foi criada a 19 de Julho de 2011, desde então têm vindo a crescer. Neste momento, conta com 1.842 gostos, já foi visitada em 20 países e conta com mais de 460 fotografias.
A página é uma maneira de transmitir a todas as pessoas o meu trabalho e paixão que tenho pela fotografia, e também é uma maneira de manter contacto com as pessoas que admiram o meu trabalho e que gostam de o seguir assim como para manter contacto entre modelos e fotógrafos.
Na página pode-se encontrar um pouco de todas as temáticas de que gosto, desde o escutismo, a moda, concertos, paisagens, etc.
A minha página também tem como intuito para além da divulgação do meu trabalho dar a permissão a outras pessoas de o comentar, fazendo assim com que melhor sempre mais.
Convido-vos a todos a visitem a página em http://facebook.com/JoaoPedroFotos


5- Das fotografias que tiraste até hoje, qual é (ou quais são) a tua preferida?
Todas as fotografias para mim têm algo especial, algo mágico pois todas elas foram tiradas com uma enorme paixão e um com enorme carinho. Nunca irei esquecer cada fotografia que tirei e todos os locais em que as tirei.
De todas as minhas, mais de, 460 fotografias, há quatro delas que me marcam mais em três estilos diferentes, duas na temática de paisagem, outra na temática de moda e por fim, a última na temática escutista. 
A de moda, justifica-se pelo lado diferente do que costumo fotografar enquanto moda: aqui.
As duas de paisagens são: esta da cascata que é algo que adoro fotografar e esta, que foi a minha primeira tentativa de fotografar estrelas. Por fim, esta fotografia que é sobre o escutismo, que é a minha outra paixão “secreta”, algo que adoro fotografar.

Todas as fotografias me marcam à sua maneira, em todas elas à um “carinho” especial, mas se tivesse de dizer quais são todas as fotografias que mais gosto, teria de colocar aqui todo o meu portfólio, mas estas sem dúvida são as que me marcam mais.

6- Tens alguns fotógrafos como referência? De algum modo infulenciam o teu trabalho?
Os fotógrafos que tenho como referência são três. Dois deles, Alexandre Serra e Joel Reis, na área de moda e o outro, Nuno Trindade, na área de paisagem. Eles influenciam no meu trabalho, pois quero sempre ir mais longe, quero sempre mais e mais e ver os trabalhos destes três fotógrafos, faz com que a minha ambição vá mais além. 

7- Queres-nos contar que equipamento te acompanha na tua mochila?
Em termos de equipamento, isso depende muito do que vou fotografar e para onde vou, mas vamos supor que vou um pouco à descoberta, colocado já na lista o óbvio que será a maquina(neste momento uma 550D) e o grip de duas baterias .  Levo também, na mochila a Canon Lens EF 50mm 1.8 II, a Canon Zoom Lens EF-S 55-250mm 4-5.6 IS, a Canon Zoom Lens EF-S 18-55mm 3.5-5.6 IS e a Canon EF 100-400 mm 4.5-5.6L IS USM. Os habituais panos e líquidos de limpeza, os filtros Sky C e PL CIR, também levo sempre comigo o meu Canon Flash Speedlite 430EX II e também o comando RC5 para fazer disparos em sequência e finalmente levo o meu tripé sempre comigo.

Como equipamento adicional, mas que se encontra sempre na mochila: a lanterna e o GPS Garmin Oregon 450t e também algumas pilhas de 
reserva tanto para o flash como para a lanterna ou GPS.



8- Onde as pessoas poderam conhecer o teu trabalho? Onde publicas regularmente?
O meu trabalho é normalmente publicado no facebook, na minha página: http://facebook.com/joaopedrofotos, onde poderão acompanhar todo o meu trabalho e evolução do mesmo e também para melhor qualidade de visualização de fotos uso o 500px, http://500px.com/jpcenoura



9- Como procuras diferenciar o teu trabalho de outros fotógrafos?
Acho que cada fotógrafo tenta dar sempre algo de si a fotografia, algo que gosta e que o seu coração diz que sim e também tenta sempre dar algo de novo e diferente a fotografia.





10- E para terminarmos relata-nos um dia dedicado a fotografia.
Quero agradecer a Ervilha Coscuvilha pela entrevista, gostei bastante de fazer esta entrevista e dou os parabéns pelo excelente blog que aqui tem. 
Não existem dias de fotografia iguais, mas normalmente tento apanhar as vezes as primeiras luzes que o sol nos dá. Tento preparar sempre o material de véspera, ter sempre o material pronto a arrancar, mas sempre antes de arrancar faço uma verificação ao material: o estado das baterias e do flash, verifico também o cartão de memória, verifico o tripé e se a cabeça esta no sítio, resumindo verifico se não me falta mesmo nada para um dia de fotografias. Depois de tudo verificado saio de casa, umas vezes só outras acompanhado.
Quando estou a fotografar tenho sempre uma especial atenção a composição e luz, para que não tenha que fazer grandes ajustes na edição.
Por fim, da-se por terminado o dia e se tudo correu bem a viagem de volta a casa é com enorme alegria sempre a "gabar-me" das fotografias que tirei, é tempo também para pensar se consegui os objectivos que tinha proposto para o dia.




*Autorizo o blog Ervilha Coscuvilha só e unicamente a utilizar as fotografias da minha autoria para a entrevista. Para qualquer outro uso terão de pedir uma nova autorização do autor. Obrigado. João Pedro.



2 comentários: