segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolinho vs Halloween!

Hoje passei o meu dia em casa da avósinha! Pois é, cá para estes lados, amanhã é o chamado "Dia de Todos os Santos" (ou lá o que é), um dia que também é chamado do "Dia do Bolinho". Neste dia, a família junta-se e os mais novinhos andam de porta em porta a pedir o (tal) bolinho - aqueles bolinhos com nozes, passas, limão, canela, etc. Por isso, o dia de hoje (a véspera) é o dia em que as pessoas fazem esses bolinhos, especialmente as avósinhas e eu fui ajudar a minha. Fui aprender e reproduzir o que ela me ensinou e cá trago os meus bolinhos no saquinho! 

E pronto esta é, digamos, uma tradição portuguesa. Depois existe o halloween que todas conhecem e que de português não tem nada. É uma coisa que me passa completamente ao lado (apesar de já ter entrado na onda de andar de porta em porta, acho que fui sempre por arrasto) e que às vezes me irrita, até. 
Sim, sou um bocado mau feitio. E sim, tenho uma certa inclinação familiar, de maneira que estes momentos em família superam qualquer coisinha. Especialmente porque sou uma medricas e qualquer máscara me mete medo.
Vocês, não gostam do halloween ou gostam tanto que já nem vão gostar mais de mim?

P.s.(cada vez mais tenho reparado que tenho sempre alguma coisinha para vos dizer) : vou voltar a pôr os comentários em aprovação, porque gosto de ver todos os comentários, e sem receber nenhum aviso tenho receio de não ler algum! Sou uma desorientada, sorry **)

12 comentários:

  1. No dia 1 comemora-se o dia do bolinho, os miudos vão a todas as portas pedir doçes, bolinhos, etc, mas não festejo halloween nenhum, até porque não vejo a piada nisso.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto do Halloween :p eu explico- eu sei que não é uma tradição em Portugal, e quando o querem festejar normalmente armam-se em parvos, só que o Halloween faz-me lembrar de quando andava no 5º e 6º ano e tinha inglês, e costumávamos falar sobre isso e íamos mascarados e tudo e era super giro! Então a modos que me deixa nostálgica o dia, e gosto :p

    ResponderEliminar
  3. Participa no sorteio do blog: http://tuesfeitadeamor.blogspot.com/2011/10/2-sorteio-do-blog.html

    ResponderEliminar
  4. Eu não ligo nada ao Halloween, nunca comemoro:)

    ResponderEliminar
  5. Palco_ O meu incluiu alguma vida agrícola, também! Acabei o dia toda cansada xD

    Joana_ Sim, também concordo contigo! E queria participar no teu sorteio, mas não tenho conta no facebook do blog :/

    Susi_ Ficas nostálgica, pronto! Eu assim percebo a piada que o halloween tem para ti, que a nostalgia é um sentimento muito bonito (sou uma pirosa)!

    Tulipa_ Eu cheguei a comemorar, mas era porque as minhas vizinhas insistiam comigo! que eu era e sou uma medricas! :(

    ResponderEliminar
  6. Se hoje não tivesse sido o cortejo da latada também teria passado o dia em família tal como em tua casa é um hábito adquirido neste dia muito antes de eu nascer :) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oh o Halloween é tão fofinho. Deliro imenso ahah Sempre me fascinou imenso, apesar de não comemorar.

    xx

    ResponderEliminar
  8. Choques_ Eu deixei a latada por isto mesmo, deixei as minhas amigas penduradas para aproveitar o fim-de-semana desta maneira. Às vezes é preciso fazer estas escolhas!

    Amora_ Acho que fazes bem e respeito! Eu sou mau feitio, às vezes não tenho paciência xD

    ResponderEliminar
  9. :) É sempre bom estarmos em família!

    ResponderEliminar
  10. Há gostos para tudo e há que respeitar... não sou fã da celebração que se tornou (muito comercial para meu gosto). Mas não tenho "medo" ou assim, é mais passar-me ao lado xD

    ResponderEliminar
  11. Por aqui também existia a tradição de ir de porta em porta no Dia de Todos os Santos, mas com o passar do tempo já são raras as pessoas que ainda aderem... Mesmo assim, nos meios mais pequenos é onde estas tradições costumam perdurar. Já o halloween nunca gostei, nem sequer é uma tradição portuguesa, nunca aderi muito nem fui de andar a bater às portas, mas respeito quem gosta e delira com este dia :)

    ResponderEliminar